No dia 10 de junho, domingo, foi inaugurado o Areinho de Avintes, em Vila Nova de Gaia, após um projeto de requalificação que contou com um orçamento de cerca de 1,2 milhões de euros. A inauguração incluiu um concerto da fadista Ana Moura.
As obras de requalificação do Areinho de Avintes inserem-se no âmbito de um projeto que visa atuar em toda a frente ribeirinha de Gaia junto ao Rio Douro. Ao todo, são aproximadamente 17 quilómetros de zonas a requalificar.
Anteriormente aos trabalhos no Areinho de Avintes, tinha sido empreendida uma intervenção muito similar também no Areinho de Oliveira do Douro.
O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, justifica os esforços de requalificação neste areinho em particular.
O autarca explica que a zona apresenta um potencial enorme, mas muito pouco explorado. É necessário reavivá-la em termos turísticos. Graças às obras recentes, a dinamização do Areinho de Avintes é finalmente uma realidade.
A gestão municipal acredita realmente no retorno que esta requalificação trará. Se esse não fosse o caso, não teria sido investida a quantia de 1,2 milhões de euros. As Águas de Gaia comparticiparam o projeto e a autarquia espera que, numa etapa de maior maturação, o mesmo receba fundos comunitários.
Eduardo Vítor Rodrigues enfatiza ainda que o Areinho de Avintes passou por uma reformulação bastante completa e integrada, e não apenas parcial. Foram necessárias intervenções nas infraestruturas subterrâneas, como o saneamento e as águas pluviais.
Os passeios, as ciclovias e os espaços para piqueniques foram também extensivamente melhorados. A cerimónia de inauguração do novo Areinho de Avintes foi de entrada livre e começou pelas 16 horas no domingo de primavera, dia 10 de junho.