Imagem em destaque Gaia Junta se aos Concelhos que Medem a Sua Pegada Ecológica 560x416 - Gaia Junta-se aos Concelhos que Medem a Sua Pegada Ecológica

A ferramenta virtual pensada para auxiliar os cidadãos na preservação sustentada do meio ambiente pode ser acedida através do link pegadamunicipios.pt/calculadora.

Lá podem ser encontradas 14 questões sobre aspetos do quotidiano, tais como o tipo de alimentação, os meios de transporte utilizados ou as características da residência.

Depois de o utilizador responder à série completa de perguntas, a calculadora gera um pequeno relatório adaptado que permite que cada utilizador conheça a sua pegada ecológica, isto é, o nível de dano ambiental causado pelos seus comportamentos no quotidiano.

Postar imagem Gaia Junta se aos Concelhos que Medem a Sua Pegada Ecológica ruas - Gaia Junta-se aos Concelhos que Medem a Sua Pegada Ecológica

Sara Moreno, que leciona na Universidade de Aveiro, enfatiza que os estudos são claros e unânimes ao demonstrar que os humanos exercem demasiada pressão sobre os recursos naturais.

O principal objetivo desta iniciativa da Câmara Municipal de Gaia é auxiliar os cidadãos no processo de interiorizar que o seu estilo de vida contribui diretamente para minimizar ou agravar os problemas ambientais existentes, especialmente ao nível da gestão dos recursos do planeta.

A ferramenta online tem o nome de Calculadora Ecológica de Vila Nova de Gaia e foi apresentada na quinta-feira, dia 30 de maio deste ano. Mas o município gaiense não é o único nem o primeiro a implementar este sistema interativo de educação ambiental no seio da sua autarquia.

Postar imagem Gaia Junta se aos Concelhos que Medem a Sua Pegada Ecológica café de rua - Gaia Junta-se aos Concelhos que Medem a Sua Pegada Ecológica

Os concelhos de Almada, Lagoa, Guimarães, Castelo Branco e Bragança já contam também com as suas próprias calculadoras virtuais da pegada ecológica.

O projeto das calculadoras ecológicas municipais é fruto da parceria entre as Universidades de Aveiro, de Coimbra e do Porto; a Footprint Network; e o organismo de Estado GOVCOOP, que se foca na competitividade e nas políticas públicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *